Arquivos encontrados

Arquivos encontrados
Escola "Gaspar" em 1956. Diretora Alzira Augusta Ribeiro Vianna e professoras. Entre elas, Therezinha Galvão Bosco, Pedrina de Campos Pedrozo Rosa, Lília Mattarazzo da Silva e Zuleica Teixeira Pinto. (Arquivo Tanaka)

Em 1999, organizando a sala que funcionaria como sede do Grêmio Estudantil da “Escola Estadual Dr. Gaspar Ricardo Júnior”, encontramos uma série de arquivos que estavam se deteriorando. Grande parte mostra professores efetivos e substitutos que lecionaram na escola. Alguns em início a carreira, outros em término. Para não perder tais documentos, acondicionamos tudo numa grande pasta e, paralelamente, reunimos também todo o acervo de livros de ponto e ata que estavam em vários locais do prédio.

Todo esse material contém parte importante da memória da educação na cidade, acervo que também precisa ser preservado. A seguir, as fotos que foram encontradas, mostrando professores que atuaram em diversas épocas entre as décadas de 1950 e 2000. Nossas homenagens a eles e a todos os professores que atuaram em Iperó ao longo dos anos. Os nomes estão registrados conforme os documentos da época.