Balonismo inicia atividades na área do antigo Depósito/Oficina

Balonismo
1º Iperó Balão Festival realizado em setembro de 2016. (Hugo Augusto Rodrigues)

No segundo semestre de 2016 começaram as atividades do Centro de Balonismo na área do antigo Depósito/Oficina. Com a posse do imóvel, a Prefeitura de Iperó iniciou um trabalho para destiná-lo a atividades de lazer, cultura e turismo. O espaço concedido ao balonismo não incluiu o prédio, que será reestruturado através de uma parceria entre a Prefeitura e a Rumo/ALL (concessionária da ferrovia).

Os mais de 61 mil m² da área permitirão que o Centro de Balonismo seja uma referência nacional na prática do balonismo. O objetivo é incentivar o turismo, alavancar o desenvolvimento, gerar renda e empregos para a cidade, desenvolver um projeto social e destinar 500 horas anuais para atividades culturais, educacionais e recreativas para alunos da rede pública, idosos que integram os programas assistenciais e a população em geral.

O 1º Iperó Balão Festival foi realizado em setembro de 2016. No início de abril de 2017, encerrando a programação dos 52 anos de Iperó, foi realizado um Encontro de Balonismo com a participação de cerca de 40 balões, incluindo formatos especiais como o Cristo Redentor. Já em dezembro de 2017, aconteceu o III T-REX Brasil de Balonismo, que também contou com cerca de 40 balões.

Com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de Iperó, em parceria com a UFSCar – campus Sorocaba, e o encaminhamento do Projeto de Lei para reconhecer Iperó como um município de interesse turístico (MIT), o balonismo foi inserido entre as atividades que serão desenvolvidas para o fortalecimento do turismo local.

Festival de Balonismo realizado em setembro de 2016. (Hugo Augusto Rodrigues)

 

Encontro de Balonismo realizado em abril de 2017 para encerrar as comemorações do aniversário de Iperó. (Arquivo Prefeitura de Iperó)

 

III T-REX Brasil de Balonismo realizado em dezembro de 2017 em Iperó. (Prefeitura de Iperó)

 

III T-REX Brasil de Balonismo realizado em dezembro de 2017 em Iperó. (Prefeitura de Iperó)