
No segundo semestre de 2016 começaram as atividades do Centro de Balonismo na área do antigo Depósito/Oficina. Com a posse do imóvel, a Prefeitura de Iperó iniciou um trabalho para destiná-lo a atividades de lazer, cultura e turismo. O espaço concedido ao balonismo não incluiu o prédio, que será reestruturado através de uma parceria entre a Prefeitura e a Rumo/ALL (concessionária da ferrovia).
Os mais de 61 mil m² da área permitirão que o Centro de Balonismo seja uma referência nacional na prática do balonismo. O objetivo é incentivar o turismo, alavancar o desenvolvimento, gerar renda e empregos para a cidade, desenvolver um projeto social e destinar 500 horas anuais para atividades culturais, educacionais e recreativas para alunos da rede pública, idosos que integram os programas assistenciais e a população em geral.
O 1º Iperó Balão Festival foi realizado em setembro de 2016. No início de abril de 2017, encerrando a programação dos 52 anos de Iperó, foi realizado um Encontro de Balonismo com a participação de cerca de 40 balões, incluindo formatos especiais como o Cristo Redentor. Já em dezembro de 2017, aconteceu o III T-REX Brasil de Balonismo, que também contou com cerca de 40 balões.
Com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de Iperó, em parceria com a UFSCar – campus Sorocaba, e o encaminhamento do Projeto de Lei para reconhecer Iperó como um município de interesse turístico (MIT), o balonismo foi inserido entre as atividades que serão desenvolvidas para o fortalecimento do turismo local.



