Coronel Mursa

Coronel Mursa
Trem parado no antigo Coronel Mursa - 1922. (Arquivo Museu Histórico Sorocabano)

Posto Coronel Mursa – 1920
Coronel Mursa velho – km 137,062 (Relatório da EFS – 1923)
Coronel Mursa novo – km 129,800 (Relatório da EFS – 1930)

Inaugurado com nome de “Km 137” em 1920, o posto recebeu o nome de Coronel Mursa em 1921, em homenagem a um dos administradores da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema. Em 1928, com a retificação e duplicação da linha entre São Paulo e Santo Antonio (Iperó), o local foi desativado e um novo foi construído na linha nova, tendo sido suprimido em 1931. Reativado pouco tempo depois, foi definitivamente fechado em 1947.

A principal função desses postos era o abastecimento do reservatório de água das locomotivas. Com a eletrificação do trecho Sorocaba-Iperó inaugurada em agosto de 1945, o local entre Varnhagen e Bacaetava não tinha mais razão de existir. As caixas d’água ainda resistem ao tempo, tanto no local do velho, quanto no novo posto.

(Com informações do site “Estações Ferroviárias” – Coronel Mursa)