Prefeitura recebe a área do antigo Depósito

Acordo
Aspecto da área no segundo semestre de 2016, com os preparativos para o início das atividades do balonismo no local. (Arquivo Prefeitura de Iperó)

Em 2010, o jornal Correio iperoense publicou uma reportagem sobre a cessão do prédio à Prefeitura de Iperó (27 de fevereiro – edição 221). O secretário de Governo à época, Vanderlei Polizeli (atual prefeito), alertava para o problema da depredação e explicava que as negociações haviam se iniciado quatro anos antes.

No início de 2014 foi firmado um acordo entre a prefeitura e a América Latina Logística (ALL). A assinatura do termo oficializando a cessão ocorreu em 25 de março de 2015. O próximo passo será a realização de uma licitação para a recuperação do prédio. O valor da obra será repassado pela ALL e está estimado em R$ 1,7 milhão.

O acordo prevê ainda a ampliação do viaduto que liga os bairros Novo Horizonte e Vila Santo Antonio ao centro da cidade, a construção de uma passarela de pedestres no pátio da estação e a retirada dos vagões que estão abandonados em George Oetterer. Até o momento, a empresa cumpriu apenas a parte relacionada à retirada dos vagões de George Oetterer, o que ocorreu entre abril e maio de 2017.

Com a cessão da área do antigo Depósito/Oficina, os iperoenses ganharão novos espaços de uso comunitário para lazer e atividades culturais. Juntamente com o pátio e a estação, a área deverá passar por um processo de urbanização e se transformar em centro de lazer e eventos para o município.