Símbolos municipais

Símbolos municipais
Alunos da Escola Municipal "Dona Cecy Monteiro Oetterer" durante a execução do Hino Nacional e Hino de Iperó. (Hugo Augusto Rodrigues)

Parte da identidade de Iperó

A Bandeira Nacional, o Brasão da República (Armas Nacionais), o Hino Nacional e o Selo Nacional são os nossos símbolos nacionais. De acordo com a Constituição Federal, é facultada aos Estados e aos municípios a adoção de símbolos próprios para retratar a história e características dos locais. A maioria, a exemplo de Iperó, adota símbolos municipais como o hino e o brasão.

Wagner Costa, pesquisador e especialista em heráldica (ciência que estuda os brasões), explica que “os símbolos municipais são as formas de representação mais expressivas da imagem das comunidades”. Ainda segundo ele, “o brasão de armas, assim como a bandeira e o selo municipais, são figuras simbólicas, insígnias que representam a identidade do município, a sua evolução política, administrativa e econômica, bem como os seus costumes, tradições, arte e religião”.

Ocorre que grande parte da população desconhece os símbolos do próprio município. A respeito disso, Costa enfatiza que “um país se torna forte e respeitado, quando o seu povo conhece, entende, divulga e defende os seus princípios e valores, representados pelos símbolos nacionais, estaduais e municipais”.

Iperó tem como símbolos municipais o brasão, o hino e a bandeira.

Brasão de Iperó
Hino de Iperó
Bandeira de Iperó